Como inserir foto de autor nas buscas do Google

Quem melhor que o próprio Google para explicar como inserir foto de autor nas buscas do Google?


Às vezes quando procuramos por algumas informações ou palavras específicas no Google, os resultados que são oferecidos na SERP vêm acompanhados por uma foto e algumas outras informações sobre o autor daquele conteúdo. Essa uma das implementações de Rich Snippet que agrega mais informações nas páginas de resultado (SERP) do Google, essa especificamente chama-se rel=author.

O que é Rel = author e o seu impacto em SEO?

Rel=author é uma forma de indexar os autores de texto através de diferentes sites. Como o conteúdo passou a ser um elemento fundamental em qualquer site cada vez mais, os buscadores passaram a ter a necessidade identificar não só os sites como bom conteúdo, mas também os autores desse bom conteúdo, afinal de contas os bons autores costumam escrever em mais de um site. Com o rel = author o Google descobre quem são os melhores autores para cada assunto.

Em seus estudos, o Google percebeu que certas pessoas são reconhecidas por serem bons autores e que as pessoas confiam mais em seus textos por já terem lido outros textos anteriores deste mesmo autor ou porque este autor é uma referência em um determinado tema.

De posse dessa informação agora é possível para o google informar em seus resultados o perfil da pessoa que escreveu o texto juntamente com a foto, dando assim muito mais destaque aos resultados de bons autores. Veja um exemplo abaixo:

Exemplo de Rel=Author

Como inserir rel=author no seu site

Para inserir rel¡author podemos dividir o processo de integração em duas partes. A primeira é destinada a vinculação do perfil Google Plus com o site e a segunda etapa é feita no código do site ID do seu perfil.

Antes de tudo é preciso saber que uma conta no Google é necessária. Se não possui uma, basta acessar a página do buscador e clicar em “Fazer Login”. Assim que entrar, você terá a opção de criar sua conta ao clicar no botão  “Inscreva-se já”.

Vinculando sua conta Google Plus com os textos

A primeira parte do processo é mais simples e não exige nenhum tipo de programação HTML. Nessa etapa é necessário apenas que você adicione em sua página Google+ um link reciproco do site que será atualizado com o novo código rel=author.

Acesse o perfil de sua conta e clique no botão “Editar Perfil”, ele fica na parte superior da página, bem próximo a sua foto principal do Google+.

Perfil Google Plus

Ao aceder a nova página que será aberta, você poderá editar várias partes do seu perfil, o que estamos procurando fica bem no final da página. Ao fazer a rolagem você vai encontrar uma seção com o nome “Colaborador de:”. Basta clicar que uma janela de edição se abrirá da seguinte forma:

rel=author Colaborador

Agora clique em “Adicionar link personalizado” e o box abrirá campos onde você deve adicionar a URL do site onde o código rel=author foi integrado e o nome do site que você deseja adicionar à URL.

Inserindo o autor no código do site

A segunda parte consistem em editar o código do site onde os textos são publicados. É necessário adicionar o  parâmetro   <code>?rel=author</code>. Caso contrário, o algoritmo do Google não identificará a associação entre conteúdo e autor. O código que deve ser inserido é:

<a href=”[profile_url]?rel=”author”>Google</a> 

Substitua o “profile_url” pelo link do seu perfil no Google+. Por exemplo:

<a href=”https://plus.google.com/109412257237874861202? rel=”author”>Google</a>

Essa foi o último passo dessa etapa. Se você seguiu corretamente todas as etapas, o rel=author foi adicionado e a integração do seu site à sua conta do Google foi realizada com sucesso.

De acordo com o que foi publicado pelo Google:

Se um usuário visita um artigo de um autor e houver indício que este está interessado ​​em encontrar mais artigos do mesmo autor, o Google irá mostrar mais resultados do mesmo autor quando o usuário clicar em “voltar” e regressar aos resultados de busca.

Peridiocidade é importante

Outro ponto importante de salientar, é que rel=”author” não é adequado para sites onde não existe um espaço de publicação periódica de conteúdo. Os passos a seguir para a implementação desta funcionalidade são:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *