Idade do Domínio SEO

A Idade do Domínio é Importante nos Rankings do Google?

A idade do domínio é importante para o algoritmo de classificação do Google, porém menos em relação ao tempo corrido em si, e muito mais ligado à quanto se aproveitou desse tempo para se construir um site relevante para as pessoas.

Essa é uma dúvida que quase todo mundo que trabalha com SEO tem em algum momento e não tem confiança em responder:

Boa tarde, estou com uma dúvida, a idade do domínio é muito importante, mas como posso saber se um dia passarei o meu concorrente, sendo que muitas vezes o mesmo não faz atualizações e não coloca textos e artigos com frequência

Para responder à questão, vamos separar a pergunta em 2 partes:

  1. A idade do domínio é importante para o Google?
  2. Fazer atualizações no site ajuda a subir nos rankings?

Domínios Antigos

A boa notícia para os navegantes do Agência Mestre é que existem sites voltados à venda de domínios antigos e assim você conseguirá tirar proveito da sua idade. Neste caso abuso de idade não é crime! =)

Um bom exemplo de um site que faz esta venda de domínios é o YourMainDomain.com, lá você pode selecionar ainda por PageRank! Assim você compra o domínio com o PageRank que desejar.

Caso você queira comprar um domínio antigo, verifique os seguintes itens:

  • Quando ele foi registrado?
  • O domínio teve o seu registrar trocado?
  • Ele está no archive.org?
  • Está listado no DMOZ?
  • Qual era o conteúdo disponibilizado antigamente
  • Está banido do Google(apresenta resultados no buscador)?

 

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM DOMÍNIO?

Um domínio é bem mais do que um simples nome que identifica o nosso website. Há alguns pontos importantes que temos de ter em consideração na sua escolha. Abaixo seguem alguns dos fatores que ajudam no SEO para um website.

  • Idade do domínio. Normalmente os domínios mais antigos recebem mais confiança dos motores de busca. Ajuda se procurarmos domínios expirados já com bons links dentro do nosso tema.
  • Palavras-chave no nome do domínio ajudam no ranking. Um domínio com as palavras-chave pode conseguir bons rankings mesmo sem um elevado número de links externos. Este ponto tem tido alguma discussão, com o próprio Matt Cutts da Google a ter já referido que por motivos de spam, iriam retirar uns pozinhos aos EMD (exact match domains). De qualquer forma, na altura de escolher o nome de um domínio, muitas pessoas escolhem nomes com as palavras-chave no domínio.
  • Palavras-chave no nome do domínio ajudam o CTR, isto é, ajudam a aumentar os cliques nos resultados dos motores de busca.
  • Palavras-chave no nome do domínio ajudam a incluir os termos relevantes no texto da âncora. Isto é bom para situações em que não controlamos a forma como ligam com as nossas páginas, por exemplo nos links externos.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *