Meta Tag

O que são Meta Tags?

Meta Tag é um comando implementado no código de páginas web, dentro da área Head do site (entre as tags <head> e </head>) para passar instruções a programas externos ou ações mais simples, como por exemplo informar qual a pessoa responsável pelo desenvolvimento da página. Algumas Meta Tags são utilizadas para passar aos sites de busca como o Bing e o Google instruções sobre o título da página e uma breve descriçao a ser exibida nos resultados de busca, quais páginas devem ou não ser indexadas, dentre outras instruções.

Quais são as principais meta tags?

A quantidade de tags e meta tags é enorme, o objetivo é informar as meta tags de qualidade para SEO, elas não são as únicas, mas são as que realmente importam e/ou tem alguma relevância. Vamos a elas:

  • Title Tag
  • Meta Description
  • Meta Keywords
  • Meta Robots

Mas, como utilizar cada uma dessas meta tags de forma correta? Primeiro vamos ver como você pode localizá-las e em seguida corrigi-las, caso seja necessário.

Como vejo as meta tags?

Para visualizar as meta tags o jeito mais simples é acessar a url ou endereço do site que você deseja verificar, clicar com o botão direito do mouse sobre algum trecho de conteúdo ou

área da página e selecionar a opção “ver código-fonte da página”. A nomenclatura e ordem dos botões pode variar de acordo com o navegador que você está utilizando.

A Importância e Forma de Uso da Meta Description

A meta description é essencialmente para o usuário, não sendo um fator de rankeamento, ou seja, o que você escrever nela não irá influenciar no seu posicionamento. Assim, o foco principal da meta description gira nos seguintes pontos:

  • Descrever o conteúdo da página com precisão e sucintamente
  • Servir de uma pequena propaganda para atrair mais usuários através da busca orgânica

Essencialmente, em um projeto de SEO, escrever uma boa meta description para uma página pode contribuir com uma quantidade maior de cliques de usuários, desde que esta meta description seja bem atrativa.

Neste blog costumo ler muitas dicas sobre optimizaçãos das meta descriptions.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *